
O Exame:
O estudo do Linfonodo Sentinela é realizado na cirurgia de vários tipos de câncer: o de mama, o melanoma, dentre outros. Sabe-se que a evolução destes cânceres depende fundamentalmente de como está o comprometimento do linfonodo. No caso de tumor de mama, por exemplo, se é pequeno e do tipo histológico com baixa probabilidade de metástase, a pesquisa do linfonodo sentinela possibilita a retirada de apenas um linfonodo para realizar o estadiamento, evitando o esvaziamento completo da axila caso ele esteja realmente livre de células metastáticas.
Como é feito:
O estudo do Linfonodo Sentinela é realizado em duas etapas: a primeira será na véspera da cirurgia em que o cliente irá comparecer à clínica para realizar a Linfocintilografia. Pela manhã, fará a injeção do material radioativo, no local da lesão e em seguida será orientado sobre a necessidade de realizar uma massagem com movimentos circulares com o objetivo de facilitar a drenagem do radiofármaco injetado. Ao final da tarde,o paciente deverá retornar à clínica para realização das imagens.
No dia seguinte, o dia da cirurgia,um responsável da clínica irá até o hospital, ao encontro do paciente e do seu médico levando o aparelho de medicina nuclear chamado GamaProbe, para realizar a detecção intra operatória do Linfonodo sentinela.
Orientações:
- Não há recomendações especiais, exceto a de que a paciente deve comparecer à clínica na véspera da cirurgia para receber a injeção do radiofármaco que a fará a demarcação da lesão e dos linfonodos;
- Não se faz necessário jejum;
- Não há efeitos colaterais e a dose de radiação é baixíssima;
- A paciente deve realizar as massagens em torno da lesão conforme as orientações recebidas.
- O paciente deve ingerir bastante água para ajudar na eliminação do radiofármaco após a realização dos exames;